sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lição 2

A imagem de Deus no homem

Deus criou o ser humano à imagem Dele. Como Deus é espírito, então não devemos procurar características físicas que revelem a imagem de Deus no homem, mas sim, características espirituais. Em resumo, o ser humano têm 3 características que vêm da imagem de Deus:


1. Pessoalidade - consciência e capacidade para decidir. Vemos essa capacidade refletida, por exemplo, no episódio de Caim, quando Deus disse que a responsabilidade de dizer NÃO ao pecado era dele (Gn 4.7). Também aqui se manifesta o domínio sobre a criação de Deus (Gn 1.28) - prova disso foi a liberdade do homem para se alimentar e o trabalho dele de dar o nome aos animais.
2. Espiritualidade - o homem é um ser espiritual. Os principais atributos do homem como ser espiritual são: razão, consciência e vontade. Aqui se inclui a capacidade de relacionamento com Deus, capacidade necessária para conhecermos Deus.
3. Moralidade - o homem é moral. No Éden, era moralmente puro. A queda distorceu especialmente essa parte da imagem de Deus no homem e será restaurada em Cristo (Ef 4.24; Cl 3.10).


As implicações dessa doutrina para a vida são:

  • Pertencemos a Deus - as atitudes esperadas de nós são compromisso, devoção, amor, lealdade, serviço.
  • Devemos imitar o modelo de Jesus, já que ele é a perfeita imagem de Deus (Hb 4.15). A dedicação dele à vontade de Deus (mt 26.39), a determinação em cumprir a missão de Deus (Jo 9.4) são atitudes modelo para nós. 
  • Aprender e trabalhar são boas práticas. O domínio que Deus deu ao homem não foi para ser déspota com a criação, mas para trabalhar e progredir para o bem de todos.
A imagem de Deus está em todos, salvos e não salvos. Por isso vemos boas ações, criatividade, projetos úteis, livros, artes criador pelo ser humano. 
 
Enns, P. P. (1989). The Moody handbook of theology. Chicago, IL: Moody Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário