sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lição 4

Os distúrbios da alimentação

Anorexia
Anorexia nervosa é caracterizada pelo medo exagerado de engordar. A pessoa começa a ver o próprio corpo de maneira distorcida, isto é, ao olhar-se no espelho vê-se mais gorda do que realmente é. Em conversas com os amigos, sempre diz que está gorda e que precisa emagrecer, mesmo todos dizendo o contrário. O anoréxico, então, reduz cada vez mais a alimentação, pula refeições, evita alimentos, e pode chegar ao uso de laxantes ou a provocar vômito com intuito obsessivo de evitar o ganho de peso ou forçar o emagrecimento excessivo. O anoréxico sente necessidade de manter seu peso inferior à faixa normal mínima esperada para sua idade e altura, e mesmo assim continua se achando gordo. Ao perceber que as pessoas não concordam com a maneira como se vê, costuma esconder seu corpo usando roupas que disfarcem sua excessiva magreza.

Bulimia
A pessoa bulímica sofre de surtos de compulsão alimentar (de repente come muito, sem parar, exageradamente), mas em seguida é tomada por uma culpa gigantesca (por ter comido demais) e busca auto-induzir vômitos a fim de colocar para fora tudo que ingeriu. Ela também pode abusar do uso de laxantes, diuréticos e outros medicamentos, ficar longos períodos sem comer ou fazer exercícios físicos em excesso. Está sempre tentando dietas novas e exercícios físicos rigorosos, a fim de perder peso. Então recai num surto de compulsão alimentar e se desespera novamente. A principal diferença entre a pessoa com bulimia e a com anorexia está no peso: o bulímico costuma manter o peso no limite da normalidade ou pode até mesmo estar acima dele; já o anoréxico costuma estar abaixo do limite da normalidade e continua tentando emagrecer mais ainda. Ambos se acham muito gordos e procuram obsessivamente emagrecer para ter o “corpo perfeito”.

Vigorexia
A vigorexia consiste em uma obsessão pela forma física musculosa, ou seja, um distúrbio ligado à imagem corporal. Jovens com esse transtorno fazem dietas para o aumento da massa muscular, consumindo prioritariamente alimentos que possam favorecer o aumento dos músculos do corpo. A pessoa com vigorexia não quer ficar magra, mas sim musculosa. Para isso, além de se alimentar diferenciadamente, costuma fazer exercícios físicos em excesso (passa horas em academias), consome suplementos vitamínicos ou até anabolizantes e esteróides – tudo para conseguir ter o “corpo perfeito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário